sexta-feira, 25 de julho de 2008

MODIFICAR A FORMA DE ENSINAR

MODIFICAR A FORMA DE ENSINAR
Joiciane Pagliarini


Muitas vezes em nossas salas de aula nos deparamos com alunos que não demonstram o mínimo interesse no aprendizado que a ele está sendo proposto. Da mesma forma, encontramos professores desanimados, decepcionados, sem expectativas positivas de ensino e já preparados psicológicamente para o que sabem que irão encontrar ao abrirem a porta da sala de aula.
Os alunos que freqüentam atualmente as nossas escolas são muito diferentes daqueles que eram nossos colegas de classe há alguns anos atrás. Respeito, educação e vontade de aprender, que são qualidades que a criança adquire na sua própria casa, são cada vez mais difíceis de ser encontrados nas classes escolares.
É claro que não se pode generalizar, pois alunos ótimos e possuidores de inúmeros adjetivos positivos também completam as turmas de ensino infantil, fundamental e médio.
Nesse contexto é necessário entender o “estilo” de cada um e ter a consciência de que todos gostam de ser surpreendidos, pois em cada sala que entrarmos, encontraremos variados gostos, vontades e necessidades. O professor também precisa se “desarmar” e buscar uma nova experiência a cada dia, sem a certeza de que já sabe o que vem pela frente, pois se soubermos adaptar os programas previstos às necessidades dos alunos, criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, transformando a sala de aula numa troca de conhecimentos, avançaremos muito mais na rede de ensino e aprendizagem.
A tentativa de modificar e melhorar nossa maneira de ensinar a cada dia, será válida a partir do momento em que nos dispormos a entender e interpretar cada situação que aparecer, buscando uma convivência agradável e sadia com todas as pessoas que nos rodeiam nesse “mundo” escolar.
Acreditar na nossa capacidade e valorizar o aluno como ser humano faz parte desse processo, onde os beneficiados seremos nós mesmos.

Nenhum comentário: