terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PLANO DE CURSO 2013

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA OURO VERDE
DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA JOICIANE PAGLIARINI
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL


TURMAS: PRÉ-ESCOLAR, 1º E 2º ANO

OBJETIVO GERAL: Desenvolver as habilidades motoras individuais assim como a convivência em grupo e a divisão dos materiais utilizados, através de brincadeiras, cantigas e atividades lúdicas e recreativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer e diagnosticar as características de cada turma, individualmente e coletivamente, assim como explanar sobre os conteúdos, metodologia e regras a serem seguidas durante o ano;
Desenvolver e melhorar as habilidades motoras, respeitando os limites físicos de cada um;
Realizar atividades corporais, frisando o desenvolvimento coordenativo;
Priorizar o trabalho em grupo, destacando a importância de cada um e respeitando as diferenças individuais através das atividades, jogos e brincadeiras.

CONTEÚDOS:
Coordenação motora ampla e fina;
Equilíbrio dinâmico e estático;
Lateralidade, agilidade, resistência e velocidade;
Orientação espacial e esquema corporal;
Ritmo e consciência corporal;
Danças, cantigas, brincadeiras de roda;
Recreação e lazer;
Jogos tradicionais, faz-de-conta, culturais e de construção;
Higiene e saúde.

OBS: Os conteúdos serão trabalhados de acordo com o grau de maturidade de cada turma.

TURMAS: 3º, 4º e 5º ANO

OBJETIVO GERAL: Introduzir vivências de jogos individuais e coletivos bem como, o contínuo desenvolvimento das valências motoras e o respeito dos limites e valores pré-estabelecidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer e diagnosticar as características de cada turma, individualmente e coletivamente, assim como explanar sobre os conteúdos, metodologia e regras a serem seguidas durante o ano;
Priorizar o constante desenvolvimento das habilidades motoras através de exercícios, jogos e atividades variadas.
Executar jogos pré-desportivos como iniciação desportiva;
Socializar, valorizar e respeitar as diferenças de cada um.

CONTEÚDOS:
Coordenação motora ampla e fina;
Equilíbrio, lateralidade, agilidade, resistência e velocidade;
Expressão corporal;
Jogos pré-desportivos;
Jogos de mesa;
Danças folclóricas e populares;
Organização e interação social;
Higiene e saúde.

OBS: Os conteúdos serão trabalhados de acordo com o grau de maturidade de cada turma.

TURMAS: 6º e 7º ANO e 8ª SÉRIE

OBJETIVO GERAL: Conhecer e vivenciar teoria e prática de diferentes modalidades esportivas, através de históricos, regras, fundamentos, jogos pré-desportivos e jogos adaptados, bem como a convivência em grupo e a divisão de tarefas dentro de uma mesma atividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer e diagnosticar as características de cada turma, individualmente e coletivamente, assim como explanar sobre os conteúdos, metodologia e regras a serem seguidas durante o ano;
Proporcionar a prática de jogos pré-desportivos e adaptados de acordo com a modalidade estudada em cada bimestre;
Conciliar teoria e prática no aprendizado de cada modalidade esportiva;
Participar de jogos, torneios e competições, visando sempre a integração e participação dos educandos.

CONTEÚDOS:
Atletismo: diferentes provas, regras, características – arremessos, lançamentos, saltos, corridas, etc.
Futebol/Futsal: teoria e prática – histórico, regras, características, fundamentos e jogo;
Handebol: teoria e prática – histórico, regras, características, fundamentos e jogo;
Voleibol: teoria e prática – histórico, regras, características, fundamentos e jogo;
Basquetebol: teoria e prática – histórico, regras, características, fundamentos e jogo;
Danças;
Coletividade, cooperação e competição;
Qualidade de vida;
• Estética X Saúde.

METODOLOGIA

            Aulas expositivas, teóricas, práticas e dialogadas; Atividades individuais, em duplas, pequenos e grandes grupos; Utilização de regras pré-adaptadas e simplificadas conforme a evolução e faixa etária da turma, estimulando assim, o interesse do educando pela participação e aprendizado nas aulas de Educação Física.

AVALIAÇÃO

            Como critérios de avaliação serão analisados o interesse, a participação e o comportamento de cada educando, bem como, o aprendizado teórico e prático dentro de cada modalidade ou conteúdo estudado.
            Pesquisas, trabalhos e provas também poderão ser aplicados de acordo com o andamento dos conteúdos.






Nenhum comentário: